qui. mar 28th, 2024

Olimpiadas 2016 Rio de Janeiro

Sobre as Olimpiadas 2016 do Rio de Janeiro com explicações de interesse geral acerca da organização, dos locais e sobre datas onde serão realizadas as espetaculares competições.

Olimpiadas 2016 no Rio de Janeiro | Cidade e logotiposO Rio de Janeiro será cidade sede dos Jogos Olimpicos de 2016 ou 36ª Olímpiada. A decisão foi anúnciada em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. A cidade sediará também os Jogos de 2016.

Estes Jogos também são chamados de Jogos Olímpicos de Verão, já que existe também os Jogos de Inverno, também realizados de quatro em quatro anos.

Como os Jogos estão sendo organizados?

Para a realização de um grande evento como as Olímpiadas é necessário muito preparação, propiciando uma infraestrutura para a realização dos Jogos. Portanto é um projeto de extrema grandeza.

Para tal foi criado o Comitê Rio 2016, cujo intuito é organizar os primeiro Jogos Olimpicos do Brasil e da América do Sul. A organização não tem fins lucrativos.

Mais de 140 mil pessoas estarão tomando parte diretamente na organização deste evento, sendo 7 mil integrantes do Comitê Organizador, 65 mil pessoas contratadas e mais 70 mil voluntários.

Qual a data de abertura e encerramento?

Os Jogos Olímpicos serão abertas no 5 de Agosto de 2016 e encerrados no dia 21 de Agosto do mesmo ano. As Paralimpíadas serão abertas em 7 de Setembro e finalizadas em 18 de Setembro do mesmo ano.

Onde será a cerimônia de abertura e encerramento?

A grande cerimônia de abertura ocorrerá no Estádio do Maracanã assim como a cerimônia de encerramento.

Quantos paises e quanto atletas participarão dos Jogos de 2016 no Rio?

Cerca de 200 nações de todas as partes e continentes do mundo enviarão atletas para a competição em suas diversas modalidades.

Estima-se que mais de 10.500 atletas tomarão parte e milhares de profissionais de imprensa, das áreas de apoio, fãns de esportes e turistas de todos as partes da terra virão ao Rio para o grande evento.

Quantas serão as modalidades esportivas? Haverá novidades?

Segundo dados do comitê organizador, serão 28 esportes olímpicos, todos os tradicionais e duas a mais com relação aos últimos Jogos Olímpicos de 2012 realizada em Londres. As novidades são o Rugby Sevens e o Golfe que farão sua estreia olímpica no Rio.

Onde serão realizadas as competições | Locais dos Jogos

As competições serão realizados em 4 áreas da cidade estratégicamente estudadas para receber as diversas modalidades esportivas. Nestas regiões ou zonas olímpicas serão utilizadas instalações desportivas já existentes ou contruídas para o evento. Algumas das novas instalações podem ser de caracter temporário ou de vida efêmera, montadas somente para o evento e depois desmontadas, ou para serem usadas após o evento e formentando a prática desportiva e surgimento de novos atletas.

A maior concentração de jogos e competições ocorrerá na Barra da Tijuca onde será construído o Parque Olímpico. Veja abaixo a divisão dos jogos por zonas.

As 4 regiões ou zonas olimpicas

Mapa dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de JaneiroAlgumas destas áreas ou zonas de jogos olímpicos abragem mais de um bairro, como exemplo a área Copacabana e Maracanã. Para mais detalhes de cada área, clique sobre as mesmas para ver uma descrição mais detalhada.

A maioria dos eventos será realizada na zona oeste da cidade, na região da Barra da Tijuca. Os locais marcados com PO estão na área do Parque Olímpico do Rio, uma ampliação do Complexo Esportivo Cidade dos Esportes.

O que é e como é o Mapa Olímpico

Mapa Olímpico é uma representação gráfica e visual dos locais onde haverá competições na cidade, dividida em zonas ou regiões olímpicas. Através deste mapa podemos ver onde cada tipo de esporte e modalidade de competição vai acontecer em seus devidos locais e instalações.

O que é o Parque Olímpico?

Parque Olímpico do Rio de Janeiro para 2016Parque Olímpico do Rio de Janeiro é será um dos maiores destaques e foco das atenções das Olimpiadas 2016 no setor ou região olímpica Barra. Se trata de um enorme complexo desportivo constituído por inúmeras edificações erguidas no terreno do antigo autódromo de Jacarepaguá, cujo nome oficial era Autódromo Nelson Piquet.

No local já existem construções da “Cidade dos Esportes” que foi construída para os jogos Pan-Americanos de 2007.

Vão ocorrer jogos fora do Rio de Janeiro?

Sim, as competições de futebol vão também tomar lugar em Salvador (Estádio Fonte Nova), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Belo Horizonte (Estádio Mineirão) e São Paulo, inicialmente previsto para o Estádio do Morumbi, mas é provável que seja utilizado o novíssimo Arena Corinthians, que foi construído em tempo para ser palco de abertura da Copa do Mundo de 2014.

Referencias e fontes de consulta:

Informações gerais sobre as Olimpiadas 2016 e visita a alguns locais da cidade onde serão realizados os jogos.

Informações e materiais divulgados pelo Comitê Organizador Rio 2016

Comitê Olímpico Internacional | Comitê Olímpico Brasileiro

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br