sáb. out 19th, 2019

Baseball nos Estados​ Unidos

Resumo sobre a origem do baseball

O jogo foi criado nos Estados Unidos em 1839. Porém, as regras foram feitas em 1845, pelo norte-americano Alexander Cartwright. O primeiro jogo oficial foi disputado em 19 de junho de 1846, na cidade de Nova Iorque.

Como é o esporte 

O esporte consiste em marcar pontos (runs). O campo é um semicírculo, com um quadrado inserido. As bases ficam posicionadas nos pontos de encontro entre o quadrado e o semicírculo. Cada uma das duas equipes possui 9 jogadores. 

A dinâmica do jogo funciona da seguinte forma: o pintcher (lançador) deve arremessar (em três chances) a bola, passando pelo batedor (runner). Atrás deste fica o apanhador, da mesma equipe do arremessador, chamado de catcher. O rebatedor deve acertar a bola, jogando-a para longe, e correr para as bases

Quando a bola é jogada para fora do estádio, fato que acontece poucas vezes em função da dificuldade, é considerado o home run e vale um ponto. Os interceptadores do time adversário (fielders) devem pegar a bola e jogar na direção das bases para os jogadores de sua equipe, para evitar o progresso do batedor. Caso o batedor consiga percorrer todas as bases, o ponto é computado.

O jogo inteiro é composto de 9 turnos (ataque e defesa alternados). Cada turno termina quando os três batedores são substituídos. Isto ocorre quando o ponto não é marcado.

Curiosidades

– Quem administra o beisebol em nível mundial é a Federação Internacional de Beisebol. Já no Brasil, a associação responsável pelo esporte é a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.

– Coreia do Sul, Cuba, Japão e Estados Unidos são, atualmente, as grandes potências mundiais do esporte.

– O último Clássico Mundial de Beisebol, um dos principais torneios internacionais do esporte, foi realizado em Los Angeles em 2017. A equipe dos EUA sagrou-se campeã, após vencer Porto Rico por 8 a 0.