sáb. out 19th, 2019

Hockey no Gelo

O hóquei no gelo é um esporte pouco conhecido no Brasil, porém reconhecido internacionalmente desde 1920, quando passou a compor o quadro de disputas dos Jogos Olímpicos de Inverno.

O jogo é dado a partir de doze jogadores – seis em cada time – que deslizam com patins sobre uma superfície de gelo. Cada equipe disputa a posse de um pequeno disco de metal (puck), para finalmente acertá-lo no gol. Assistir a um jogo de hóquei sobre o gelo é uma experiência interessantíssima. Isso porque é um jogo em que os atletas se deslocam muito rapidamente e suas tacadas no “puck” chegam a atingir 160 quilômetros por hora. Além disso, a possibilidade de substituir os atletas infinitas vezes, também contribui para a sensação de rapidez que o jogo proporciona.

Há duas vertentes bastante distintas sobre o surgimento desse esporte. Uma delas sugere que a origem tenha se dado na Escócia, a partir de uma adaptação de outro jogo denominado “hurley”. A partir do hurley, teria surgido o ice hurley e sua evolução finalmente desembocaria no hóquei no gelo. A outra corrente afirma que o hóquei no gelo tenha origem no Canadá, país com tradição nesse esporte e praticado comumente pela população, assim como aqui no Brasil praticamos o futebol.

Pode parecer bastante estranho para nós, que vivemos em um país de clima tropical, onde a neve é quase inexistente, que as pessoas pratiquem esportes no gelo como lazer. Porém, países caracterizados pela baixa temperatura, como o Canadá, a Suécia, a Rússia, a Islândia e a parte norte dos Estados Unidos, permitem que as pessoas pratiquem o esporte em ambientes públicos abertos, assim como o nosso clima permite que pratiquemos o voleibol de praia como lazer.

A pista de hóquei sobre o gelo tem as dimensões de 61 metros de comprimento por 26 metros de largura, na liga Nacional de Hóquei estadunidense. Nos outros lugares, a pista mede 60 metros de comprimento por 30 metros de largura. Uma curiosidade é a de que os cantos da pista são arredondados, tornando os contornos desse campo bastante diferentes daqueles que nos são comuns nos esportes coletivos. Após um metro do contorno da pista, há um muro cuja função é impedir que o disco se distancie demasiado do local de jogo. Além disso, após esse muro é localizado um outro tipo de proteção, transparente, que limita o ambiente de jogo da presença da torcida.